Representantes de entidades da Educação, inclusive do ANDES-SN se reuniram nos dias 18 e 19 de julho para dar continuidade a organização do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação. O encontro está previsto para ocorrer de 11 a 14 de novembro deste ano na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O Sindicato Nacional compõe a Comissão Organizadora do Congresso em conjunto com Sinasefe, Fasubra, Apeoesp, Sepe/RJ, Associação de Docentes da Uerj (Asduerj) e Outras Vozes da Educação, essa última responsável por organizar internacionalmente a atividade.
No dia 18, a Comissão tratou sobre as questões de infraestrutura no que se refere à alimentação e alojamento. “Visitamos todos os locais onde vão ser realizadas as mesas de debate, os painéis, as apresentações culturais, as reuniões, não só do movimento sindical, mas também do movimento estudantil e do movimento social como um todo, porque a ideia desse evento é que possa, na sua terceira edição, seguir mobilizando diferentes setores na defesa da educação, contra o avanço do capital, contra o avanço do neoliberalismo na educação”, explicou a 1ª tesoureira do ANDES-SN, Jennifer Webb.
No dia seguinte, foi realizada uma reunião para apresentar o evento às entidades estudantis e sindicais do Rio de Janeiro e buscar a ampliação do engajamento na organização e participação. “Já temos a confirmação de participação vários países, delegações da América Latina, Europa, África e, inclusive, da Ásia”, informou.
A participação do ANDES-SN como organizador do Congresso foi aprovada no 66º Conad, em julho de 2023, em Campina Grande (PB). A 2ª edição do evento ocorreu em no ano passado, no Panamá, com o tema “Alternativas pedagógicas e resistências estudantis e sindicais”. A atividade contou com a participação de representantes de mais de 30 países, incluindo uma delegação do ANDES-SN.
Fonte: informações do ANDES-SN
|