Após adiamentos em razão da tragédia socioambiental do Rio Grande do Sul, o Seminário Nacional do ANDES-SN "60 anos do Golpe de Estado de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação” ganhou uma nova data. O evento será realizado de 21 a 23 de novembro em Porto Alegre (RS).
Faz parte da programação do encontro também a reunião conjunta do Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD) e Comissão da Verdade. Em breve serão divulgados o prazo e o link para a inscrição online.
Entre as atividades previstas estão: oficina de compartilhamento de experiências e fomento de ações nas seções sindicais, criação de comissões da verdade e desomenagens a perpetuadores de crimes, defensores e cúmplices da ditadura; Mesa 1 “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje” e Conferência "O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo".
Além de apresentações culturais, o Seminário prevê ainda Mesa 2 “A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina”; Mesa 3 “Responsabilidade empresarial com a ditadura”; Mesa 4: “A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI”; ato-homenagem: “Enrique Serra Padrós: memória, verdade, justiça e reparação” e ato público “Memória, Verdade, Justiça e Reparação”.
O ANDES-SN reforça o estímulo às seções sindicais para que constituam seus próprios GTHMD e à realização de debates no âmbito das seções sindicais sobre os 60 anos do Golpe.
O Sindicato Nacional frisa que a reivindicação pela constituição de um espaço de memória sobre a ditadura de âmbito federal segue necessária, ainda mais considerando que a iniciativa chegou a ser planejada pelo Ministério dos Direitos Humanos, mas foi desautorizada pelo presidente Lula. Situação semelhante é da luta pela reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que até o momento não ocorreu.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|