A ADUA participou na segunda-feira (24 de junho) da palestra sobre a Questão Palestina e lançamento do livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma doutrina colonial e racista” do jornalista Breno Altman. O evento ocorreu auditório Rio Amazonas (FES), no setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Desde o início do conflito entre o Hamas e Israel na Faixa Gaza mais de 37 mil palestinas(os) foram motos na região. A ADUA e o ANDES-SN têm se posicionado reiteradamente contra o genocídio do povo palestino e feito coro pelo "cessar fogo, já" e por uma Palestina livre. Confira a última nota do Sindicato Nacional em repúdio ao massacre apoiado pelos Estados Unidos aqui.
No evento do dia 24 de junho, Altman fez a contextualização histórica do conflito entre Israel e Palestina, explicou os conceitos de sionismo e judaísmo e as diferenças entre antissemitismo e antissionismo. O jornalista abordou ainda a importância da denúncia dos atos criminosos de Israel e do apoio incondicional à Causa Palestina. A ADUA irá publicar uma entrevista exclusiva com Breno Altman sobre essas temáticas no próximo número do Boletim da Seção Sindical.
A ADUA tem apoiado e participado de atividades pelo fim do genocídio em Gaza. Em janeiro deste ano, a Seção Sindical do 1º Simpósio DCE-Ufam e a Questão Palestina, com tema "Genocídio e desumanização do Povo Palestino: Direitos Humanos e Direito Internacional no contexto da intensificação dos ataques na Palestina ocupada". Em novembro de 2023, a Seção Sindical se fez presente no Ato Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, na Praça do Congresso, no Centro de Manaus. Já em outubro, a ADUA participou do ato “Palestina livre, do rio ao mar”, também na Praça do Congresso.
Fonte: ADUA
Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA
|