Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – ADUA
NOTA DA DIRETORIA DA ADUA DIANTE DA CRISE BRASILEIRA
A ADUA, em seu percurso histórico de quase quatro décadas, tem pautado sua existência na defesa da Universidade Pública como o mais importante patrimônio institucional do povo brasileiro. A defesa da Universidade Pública não se dissocia da defesa da justiça social e da institucionalidade democrática e republicana, fundamentos do Estado de Direito.
A classe dominante brasileira detém longa tradição de acordos pelo alto. O Estado brasileiro construiu e mantém uma sociedade desigual. Em tempos cinzentos impõe-se o exercício permanente do poder de discernimento.
Um Estado forte não é necessariamente um Estado justo. Bem o sabemos a quem serve a justiça do Estado burguês: tirânico com os fracos e servil diante dos interesses dos fortes. Já há muito temos visto o quanto no Brasil a história se repete como farsa, potencializada pelos poderes midiáticos, tão eficientes em distrair consciências e imobilizar alternativas transformadoras.
Não podemos perder a linha do horizonte histórico, sempre além da fumaça pirotécnica. Não há saída sem que a luta pela justiça, com intensidade e extensão, alcance a estrutura de corrupção que atravessa e encontra abrigo nos partidos e demais instâncias de poder.
É possível atacar a corrupção de governo mantendo intocado o Estado corrupto?
Neste momento crítico por que passa o país, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – ADUA vem reafirmar a sua convicção na defesa intransigente do Estado de Direito e da Democracia.
Manaus-AM, 22 de março de 2016
Diretoria da ADUA
|