Data: 21/03/2016
Estudante do 8º período de Geografia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Guilherme Vilagelim mora nas imediações da Avenida das Torres e leva cerca de uma hora para chegar à universidade utilizando o transporte público. Esse tempo cai pela metade quando o percurso, de quase dez quilômetros, é feito de bicicleta, opção que o estudante nem sempre usa por não ter onde deixar a “magrela”. Para amenizar o problema, o graduando desenvolveu um projeto para instalação de bicicletários na sede da instituição e agora busca meios e apoio para implementação da medida.
“A utilização da bicicleta deve ser incentivada e facilitada, pois traz melhorias para a qualidade de vida urbana, beneficia a saúde do usuário, além de gerar ganho com a redução do consumo de combustíveis e com menor impacto ao meio ambiente”, justifica o estudante, ao defender a necessidade de implantação de estruturas de apoio nos locais de destino, condições que não existem no Campus Universitário nem em outro espaço público da cidade.
Intitulada de “Mobilidade Cicloviária no Campus Universitário da Ufam”, a proposta contempla a instalação de dez bicicletários, sendo o primeiro deles nas imediações do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), onde, segundo Vilagelim, há maior quantidade de estudantes que utilizam a bicicleta como meio de transporte no deslocamento até a universidade.
O estudante pretende buscar apoio na própria instituição para captação de recursos para aquisição dos bicicletários. Não custa lembrar que o Brasil é o 4º maior produtor mundial de bikes, com a fabricação concentrada no parque industrial da capital amazonense.
A estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) é de 1 milhão de bicicletas produzidas no PIM em 2015 (os dados ainda não foram consolidados). Apesar da expectativa de baixa de 10% tanto na produção quanto na venda desse modal, o diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves, informou à reportagem da ADUA que a demanda pelas “magrelas” está focada, atualmente, em produtos de maior valor agregado, “muitas delas equipadas com produtos eletrônicos”. A afirmação do dirigente ressoa exatamente na necessidade de maior cuidado com o produto.
Preservação
A ideia de promover o bem-estar social e a preservação da área verde da instituição, por meio da utilização de bikes, é aprovada por quem utiliza a “magrela”. Para o estudante de Educação Física Alessandro Bindá Moura, a iniciativa pode ampliar a adesão ao uso de bicicletas no Campus. Ele mesmo costuma fazer o trajeto do bairro onde mora até a sede da Ufam, percurso de cinco quilômetros, feito em aproximadamente dez minutos. “Mas, não venho de bicicleta para a Ufam todos os dias por falta de um lugar para guardá-la”, disse.
O professor Welton Oda, docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), também costuma fazer uso de bicicleta, entre outros modais, no deslocamento até a sede da Ufam. Para ele, a iniciativa pode incentivar integrantes dos três segmentos da comunidade universitária a utilizarem a “magrela” como meio de transporte até o Campus. “A própria universidade tem um estudo de mobilidade, por meio do qual se sabe que o uso de bicicleta aqui não é recreativo. É usada por trabalhadores e estudantes”, afirmou.
Avaliação positiva
Iniciativas como essa, na avaliação do coordenador do Movimento Pedala Manaus, Paulo Aguiar, são “extremamente positivas”. “Não adianta, por exemplo, investir em ciclovias e ciclofaixas se a cidade não tem locais adequados para deixar a bicicleta, paraciclos, vestiários públicos”, avalia. “Ofereça a infraestrutura, e as bicicletas aparecerão”, completa Aguiar, reforçando o “slogan” utilizado pela ONG na cobrança do poder público por melhores condições para o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte.
A reportagem também procurou a Reitoria da Ufam para saber se há dados oficiais sobre a quantidade de pessoas que fazem uso desse modal no Campus ou se a instituição dispõe de algum tipo de pesquisa a respeito do perfil de quem usa a bike na universidade, mas, até o fechamento dessa edição, não obteve resposta.
Fonte: ADUA |