Docentes e estudantes da Ufam em Parintins realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (27) no hall Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ). A atividade é alusiva ao Dia Nacional de Luta das Universidades e Institutos Federais e em solidariedade ao ANDES-SN e às 59 universidades que estão em greve.
O principal objetivo da manifestação foi discutir a greve como um instrumento de luta e um momento pedagógico de formação política. O membro do ICSEZ no Conselho de Representantes das Unidades (Crad) na ADUA, Gladson Rosas, enfatizou a importância da mobilização: “Conforme as demandas do nosso Sindicato Nacional, reiteramos ainda a necessidade de retomada do orçamento para as Universidades Públicas e para os Institutos de Ensino Superior e a EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)”.
Houve um espaço de diálogo onde as e os discentes puderam esclarecer dúvidas sobre a greve nacional, debatendo os motivos da Ufam não entrar em greve e discutindo sobre a conjuntura atual, entendendo as razões das paralisações e a importância da solidariedade às instituições. “Foi um ato simbólico, mas uma manifestação que se mostra como uma semente para essa nova etapa aqui junto à discentes, docentes e técnicos, sindicalizados ou não, e a comunidade acadêmica mais ampla”, declarou Rosas.
A realização da atividade foi aprovada por docentes da Ufam, sindicalizados(as) e não sindicalizados(as) à ADUA, durante realização da Assembleia Geral Descentralizada presencial no dia 23 de maio.
Fonte: ADUA
|