Nos dias 7 e 8 de junho, Parintins (AM) será o palco do 43º Encontro das Seções Sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN, que tem como tema central "Multicampia e Fronteira: os desafios das Universidades Públicas nas Amazônias". A atividade será realizada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As inscrições são abertas para docentes, estudantes e representações de movimentos sociais, populares e indígenas, que podem se inscrever por meio de formulário disponível aqui.
A expectativa é que o encontro proporcione um frutífero debate sobre as particularidades e desafios das universidades públicas na região amazônica, representadas pelas instituições participantes, em especial docentes das seções sindicais que integram a Regional Norte 1, como ADUA, Adunir, Adufac, Sesduf-RR, Sinduerr e Sind-UEA. "O encontro segue a perspectiva de envolver os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, abordando questões que consideram a problemática das Amazônias", afirma a 1ª vice-presidente da Regional Norte 1 do ANDES-SN, Ana Lúcia Silva Gomes.
Com uma programação diversa, os dois dias proporcionarão uma série de atividades culturais e de formação política sindical. Serão realizadas apresentações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, assim como da Feira Teçumes Arte e Cura, pela Teia de Educação Socioambiental e Interação em Agrofloresta (Teia). Também haverá um Cine Debate, coordenado pelo professor Tomzé Costa (ADUA), com exibição do documentário "Cidadão Boilesen", de Chaim Litewski.
Estão previstos diálogos na conferência de abertura, nas mesas temáticas, na plenária e na reunião das seções sindicais. O evento atende às diretrizes nacionais de realizar dois encontros anuais das regionais, e também se alinha às deliberações do 42º Congresso Nacional do ANDES-SN, realizado em 2024, em Fortaleza, que destacou a importância de discutir a multicampia e os 60 anos do golpe empresarial-militar.
Em Parintins, a escolha da cidade é estratégica para fortalecer o diálogo entre docentes do Ifam, UFAM e UEA, promovendo a luta por direitos da classe organizada. Ana Lúcia ressalta a importância formativa do encontro: "O Brasil é muito grande e cada região tem questões muito peculiares. O encontro tem um papel formativo, de capacitação e de debate de propostas de resolução que possam ser discutidas no congresso."
Delegação da ADUA
A ADUA estará presente com participação de docentes nas atividades programadas e com uma delegação composta por: Charles Falcão pelo ISB/Coari; Max de Souza e Célia Verginia pelo INC/Benjamin Constant; por Manaus serão as(os) docentes Jacob Paiva, Ana Cláudia Nogueira, Jocelia Barbosa, Jorge Barros, Raimundo Nonato e Eulina Nogueira. Em Parintins foram indicados os nomes da Profa. Maria Audirene e do Prof. Gladson Rosas Hauradou, que integram o GT de Multicampia e Fronteira, mas outras(os) docentes de Parintins também podem participar, por já estarem na cidade.
O 43º Encontro das Seções Sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN em Parintins promete ser um evento marcante, promovendo a integração, formação e mobilização de docentes das universidades públicas na Amazônia.
Veja a programação a seguir:
7 de junho - Miniauditório do curso de Pedagogia/UEA
9h-9h30 - Apresentação Cultural: Bois Garantido e Caprichoso
9h40-10h40 - Conferência: “Multicampia e Fronteira: os desafios das Universidades Públicas nas Amazônias”
Profa. Jennifer Webb (ANDES-SN) Profa. Gleidys Maia (SINDUEA/CEST/UEA), Prof. Aldair Andrade (ADUA).
Mediação: Profa. Letícia Mamed (ADUFAC)
10h20-12h30 - Mesa I: “Os Cenários das Universidades Estaduais: Panorama, Luta e Expectativas no Brasil e Amazônia”
Profa. Zuleide Queiroz (SINDUECE/UECE), Prof. André Melo (SindUEA/UEA/CESP), Fátima Guedes (Educadora Popular), Cássia Figueiredo Rosas (Centro Acadêmico de Pedagogia CESP/UEA).
Mediação: Profa. Ceane Simões (SindUEA/UEA/ENS)
14h-14h20 - Feira Teçumes Arte e Cura. Realização: TEIA.
14h20-16h20 - Mesa Especial: “Os 60 anos do golpe empresarial-militar no Brasil: Reverberações e silêncios sobre os povos originários, comunidades quilombolas e populações tradicionais da Amazônia brasileira”
Prof. José Sávio Maia (ADUFAC/UFAC), Profa. Danielle Gonzaga Muduruku (ADUA/UFAM), Joilson Paulino Karapãna, Presidente da Associação Indígena Karapãna (ASSIKA), Prof. Luciano Teles (CEST/UEA).
16h20-18h- Cine Debate: Documentário “Cidadão Boilesen” de Chaim Litewski, 2009
Mediação: Prof. Antônio José da Costa (ADUA/UFAM),
Debatedores: Prof. Antônio José Vale da Costa (ADUA/UFAM) Prof. Guy Amado (ADUA/UFAM) Mediação: Prof. Solano Guerreiro (ADUA/UFAM)
8 de junho
9h-9h20 - Apresentação Cultural
9h20-10h40 - Plenária sobre as perspectivas e desafios do movimento docente nas IES das/nas Amazônias
Mediação: Profa. Ana Lúcia Gomes (ADUA)
10h40-12h30 - Visitação ao Centro de Documentação e Memória (CEDEM) do Boi-Bumbá Caprichoso
14h-16h - Reunião das Seções Sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN
Fonte: ADUA
|