Data: 09/03/2016
A eleição para escolha da nova diretoria da ADUA será realizada simultaneamente ao pleito para a eleição da diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), marcada para os dias 10 e 11 de maio deste ano. A proposta foi aprovada, por 15 votos a favor, em Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (08), na sede da seção sindical.
Além dos professores da sede, também realizaram AG os docentes de Humaitá, onde foi aprovada, por unanimidade (9 votos), a realização de eleições em separado. No cômputo geral dos votos, venceu a proposta de eleição unificada.“Em nossa última reunião ampliada, no dia 2 de março, observamos uma forte tendência para a realização de eleições conjuntas, tendo em vista o intenso trabalho exigido pela organização do processo eleitoral”, explicou o presidente da ADUA, José Alcimar de Oliveira.
A opinião foi compartilhada por vários professores que participaram da primeira instância deliberativa de 2016. “O trabalho em conjunto contribui para fortalecer a participação dos sindicalizados da ADUA nas eleições do sindicato nacional”, argumentou o professor Jacob Paiva, 1º secretário e um dos coordenadores do Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor da Ifes) do ANDES-SN.
O segundo ponto de pauta foi a escolha da Comissão Eleitoral que atuará no processo. Em conformidade com o regimento do Andes, o professor Emerson Souza, da Faculdade de Estudos Sociais, e Tomzé Vale da Costa, do curso de Comunicação Social, vão representar os associados escolhidos em Assembleia Geral. A diretoria da ADUA deve indicar representante em breve.
O cronograma do pleito unificado será ajustado pela Comissão Eleitoral com base no regimento eleitoral aprovado para o biênio 2016-2018, terceiro ponto de pauta da reunião.
O Edital de convocação da eleição da diretoria da ADUA será divulgado no dia 10 de março. O período de inscrição das chapas começará no dia 14 de março e seguirá até dia 08 de abril. A campanha eleitoral ocorrerá no período de 11 de abril a 06 de maio.
Homenagem às mulheres
Em referência ao Dia Internacional da Mulher, a atuação da categoria na defesa dos direitos pessoais e coletivos foi o tema de destaque da AG. A professora Selda Vale da Costa, do curso de Ciências Sociais e fundadora do Núcleo de Antropologia Visual da Ufam (Navi), foi homenageada em nome das docentes da instituição. “É uma figura inestimável do ponto de vista político e acadêmico, que participou inclusive da fundação da Adua”, ressaltou a professora Ana Cristina Martins, da Faculdade de Psicologia.
“Atualmente, os ataques aos direitos das mulheres estão se tornando cada vez mais frequentes. A nova onda conservadora que se espalha pelo Brasil, os cortes na Previdência Social e o preconceito que ainda existe no meio acadêmico são exemplos disso”, afirmou o professor Jacob Paiva.
A estudante Rafaela de Oliveira, membro do Coletivo Feminista Baré, aproveitou a oportunidade para relatar casos de assédio sofridos por alunas dentro da universidade. O combate ao machismo faz parte de uma mobilização, promovida pelo grupo nas redes sociais, que inclui também a denúncia de casos envolvendo homofobia e transfobia no meio acadêmico.
“Não raro, quando denunciamos o assédio, somos taxadas de loucas por professores. Por outro lado, essa mobilização possibilita a aproximação de pessoas cujas experiências são bastante parecidas”, relatou Rafaela.
Fonte: ADUA |