Com tema “Intervenções, Orçamento e Paridade entre ativas(os) e aposentadas(os)”, ocorre neste 9 de maio o Dia Nacional de Luta em Defesa das Universidades, Institutos e Cefets. Panfletagem, atos e debates estão entre as mobilizações previstas no país para a data com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para essas questões.
A escolha da temática tem relação com o fato da importância do debate da recomposição dos orçamentos para instituições federais de ensino e o alerta sobre os impactos dos cortes orçamentários nas condições de trabalho e de estudo. A questão das intervenções nas universidades é uma luta histórica do ANDES-SN por democracia e autonomia das Ifes. Atualmente, há ainda 11 instituições sob intervenção e que sofrem com os impactos da política arbitrária de interventores.
Sobre a paridade, pouco mais de 40% da categoria docente é composta por aposentadas(os), que já não foram contempladas(os) na política de auxílios (creche, saúde e alimentação) apresentada pelo governo federal. Também não há isonomia entre docentes. São diferenças salariais expressivas entre ativas(os) e aposentadas(os), diversos regimes de aposentadoria e impacto de aposentadas(os) com a criação da classe de professora(or) associada(o).
Atualmente, 50 instituições federais de ensino da base do ANDES-SN estão em greve, sendo 43 universidades, cinco institutos e dois Cefets, lutam por essas demandas e ainda por recomposição salarial e muitas outras reivindicações como condições de trabalho e estudo e revogação das medidas do governo anterior que retiram direitos da categoria.
|