A terceira sessão do projeto “Cinema em Debate na ADUA” será na sexta-feira (03 de maio), às 14h30, no auditório “Professor Osvaldo Coelho”, na sede da Seção Sindical, no campus da Ufam em Manaus. Lançado em junho de 2023 e aberto ao público, o projeto tem como objetivo revitalizar as atividades culturais na ADUA e ser um espaço para que docentes e estudantes possam dialogar sobre temas abordados nas disciplinas ministradas.
Dessa vez, o filme a ser exibido é o drama francês “Em Guerra” (2019), do diretor Stéphane Brizé. Após a projeção do filme, o debate sobre os temas abordados ficará a cargo do professor do Departamento de Filosofia e 1º vice-presidente da ADUA, Aldair Andrade.
“Alguns aspectos que seguramente serão abordados com a turma são a correlação de forças entre a classe trabalhadora e a classe patronal, os capitalistas; e a necessidade da organização da classe trabalhadora e o método utilizado por ela para se contrapor ao dono do capital, no caso o dono da empresa. Também será discutida a questão dos conflitos internos da classe trabalhadora que, às vezes, não se torna coesa nas disputas com o capital”, comentou o professor Aldair Andrade.
Sinopse
O “Em Guerra” acompanha os funcionários de uma usina. Após a administração decidir fechar a empresa e não respeitar o acordo feito dois anos antes, os trabalhadores decidem fazer de tudo para salvar seus empregos. Ao longo do filme, sindicalistas e executivos discutem sobre uma série de questões como, por exemplo, a legalidade e moralidade das demissões.
O diretor tenta ainda reproduzir a sensação de cansaço, repetições, impotência sofrida pelos trabalhadores como a sensação de que argumentam, mas não são ouvidos; recebem promessas de negociações, mas a situação não avança; e fazem greves para pressionar, mas que não surtem efeitos.
|