Atualizada no dia 7 de junho de 2024
Considerando o processo de recuperação do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre e da grave crise social e ambiental, o ANDES-SN suspendeu a realização do Seminário Nacional do ANDES-SN relativo aos 60 anos do Golpe: "60 anos do Golpe de Estado de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação”. O comunicado foi feito em circular enviada no dia 7 de junho. O Sindicato Nacional informou também que em breve irá enviar as novas datas e a programação atualizada.
O ANDES-SN realiza, de 13 a 15 de junho, o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Faz parte da programação do encontro também a reunião conjunta do Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD) e Comissão da Verdade. As seções sindicais devem confirmar a participação de representantes no Seminário, até o dia 6 de junho, por meio do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/vShAbgj25HwwCBnP7 .
Entre as atividades previstas estão: oficina de compartilhamento de experiências e fomento de ações nas seções sindicais, criação de comissões da verdade e desomenagens a perpetuadores de crimes, defensores e cúmplices da ditadura; Mesa 1 “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje” e Conferência "O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo".
Além de apresentações culturais, o Seminário prevê ainda Mesa 2 “A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina”; Mesa 3 “Responsabilidade empresarial com a ditadura”; Mesa 4: “A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI”; ato-homenagem: “Enrique Serra Padrós: memória, verdade, justiça e reparação” e ato público “Memória, Verdade, Justiça e Reparação” e reunião conjunta do GTHMD e da Comissão da Verdade.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|