Em luta contra o genocídio indígena, nesta sexta-feira (19), Dia de Resistência dos Povos Originários, será realizado o Pré-Acampamento Terra Livre em Manaus (AM). A concentração será às 14h na Praça da Saudade (Centro), seguida de caminhada até o Largo São Sebastião às 15h. Participe em defesa da garantia dos direitos dos povos originários do Brasil.
Entre as manifestações estará o repúdio contra a licença oficializada pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima, sobre atividade de exploração de potássio em Território Mura, no município de Autazes. A atividade é organizada pela Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam) e a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), com apoio de outras entidades.
Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), de 21 a 26 de abril de 2024 será realizado o 20º Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília (DF). O ATL é considerado a maior assembleia dos povos e organizações indígenas. A expectativa é que o evento reúna um número maior de pessoas do que no ano passado, quando cerca de seis mil indígenas de 180 povos participaram da 19ª edição da mobilização. A programação do ATL 2024 está disponível no site da Apib em https://apiboficial.org/atl2024/
Fontes: ADUA com informações de Amazônia Real e Apib
|