Data: 16/02/2016
A sede da ADUA será palco de uma tarde cultural promovida pelo Movimento Educar para a Cidadania (MEC), nesta quarta-feira (17). Lançamentos de livros, exposições de pintura e fotografias e um sarau de poesias compõem a programação do evento aberto aos três segmentos da comunidade universitária e à sociedade em geral.
Com abertura prevista para as 15h, a “Tarde Cultural” iniciará com o lançamento e exposição do livro “Teoria Crítica e Adorno: ideias em constelação”, organizado pelos professores Renan Freitas Pinto, Davyd Spencer e Tenório Telles, e que tem, na obra, um capítulo produzido pelo presidente da ADUA, José Alcimar de Oliveira. Os docentes Renan Freitas e José Alcimar vão participar da mesa de abertura do evento.
O lançamento do livro “Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica” do professor Gláucio Campos Gomes de Matos, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) dá continuidade à programação. A obra, editada pela Editora Valer, teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é baseada na tese de doutorado intitulada “Práticas Socioculturais, figuração, poder, diferenciação em Bicó, Cuiamucu e Canela-Fina – Comunidades Amazônicas”, defendida em 2008, na Universidade Estadual de Campinas.
“Destaco o processo de integração, a diferenciação social ocorrendo no Amazonas e o maior grau de interdependência funcional, as relações de poder e a força oculta do processo civilizador avançando sobre as comunidades, tanto de não índios como indígenas”, resenha o professor Gláucio Campos.
Durante a tarde, os participantes poderão prestigiar ainda a exposição de pinturas “Geografia e Arte”, do professor do Departamento de Geografia da Ufam, Marcos Castro, assim como o Sarau de Poesias do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Welton Oda.
Outra exposição que ocorrerá no local recebe o nome de “50 Tons de Ensino”, reunindo fotografias do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina (FM) da instituição. As imagens, organizadas pelo professor do curso, o médico Antônio de Pádua Quirino Ramalho, retratam um pouco da história da unidade acadêmica que completou, no ano passado, cinco décadas de existência. O encerramento da tarde cultural está previsto para as 17h30.
O evento é uma promoção do Movimento Educar para a Cidadania, entidade criada e mantida por professores, técnico-administrativos e estudantes da Ufam em parceria com representantes da sociedade civil. O movimento tem o objetivo de discutir políticas públicas que envolvam o direito à cidadania. As reuniões do MEC ocorrem todas as quartas-feiras, na sede da ADUA, no setor sul do Campus Universitário.
Fonte: ADUA |