Uma série de atividades da ADUA está prevista para os meses de abril e maio. O calendário cumpre ações do estado de mobilização permanente aprovado pela maioria das(os) docentes nas Assembleias Gerais Descentralizadas (AGs) da Seção Sindical ocorridas no dia 3 de abril, em quatro dos seis campi da Ufam - Benjamin Constant, Humaitá, Manaus e Parintins.
O presidente da Seção Sindical, Jacob Paiva, enfatizou a importância do movimento, destacando que existe uma acumulação política e necessidade de ampliar a participação das(os) docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na luta pela reivindicação por recomposição salarial e do orçamento das instituições federais, melhores condições de trabalho, reestruturação da carreira docente, dentre outros pontos.
Na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN, ocorrida no dia 10 de abril, as(os) docentes de 34 seções sindicais do país deliberaram pela deflagração da greve nacional nas universidades federais, institutos federais e Cefets a partir do dia 15 de abril.
A ADUA foi uma as seções que deliberou pela não deflagração de greve, mas sim pela continuidade de mobilização, aprovando o seguinte calendário:
26/04 – Reunião presencial com o Conselho de Representantes das Unidades (Crad), das 08h às 17h, na sede da ADUA, com a pauta: 1) Greve docente; 2) Regimento da ADUA; 3) Construção de dossiê sobre a precarização das condições de trabalho na Ufam/pautas locais; 4) O que houver.
29/04 a 03/05 - Reuniões intersetoriais e nos campi fora de Manaus para discutir indicativo de greve e composição do Comando de Mobilização;
06/05 a 10/05 – Reunião híbrida com o Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufam), centros acadêmicos dos seis campi da Ufam e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam);
Segunda semana do mês de maio – Novas Assembleias Gerais Descentralizadas sobre deflagração de greve.
Fonte: ADUA
Fonte: ADUA
Leia também:
Comando Nacional de Greve é instalado
Docentes da Ufam rejeitam deflagrar greve no dia 15 de abril
|