Apesar do ANDES-SN ter protocolado pauta específica 16 vezes ao longo do ano passado e de 2024, o MEC não apresentou propostas para as reivindicações na primeira reunião da Mesa Setorial com a pasta, ocorrida nesta quinta-feira (11), em Brasília (DF). A mesa irá debater temas sem impacto orçamentário.
Na ocasião, o Sindicato Nacional apresentou uma Carta com a pauta de reivindicações, dando destaque à urgência do fim das intervenções nas instituições federais de ensino; revogação da Portaria 983/2020 (que amplia a jornada de trabalho de docentes dos IFs e Cefets) e da Instrução Normativa (IN) 66/2022 (que limita promoções e progressões), além da defesa dos 10% do PIB para Educação no Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.
Durante a reunião, as entidades da educação federal permaneceram mobilizadas em vigília, em frente ao MEC, durante reunião para pressionar o governo a avançar nas negociações. A primeira rodada da Mesa Setorial com o MEC aconteceu após forte pressão do ANDES-SN, da Fasubra e do Sinasefe para instalação.
Assista o resumo da reunião no vídeo da diretora do Sindicato Nacional, Francieli Rebelatto aqui
Fonte: ANDES-SN
Fotos: ANDES-SN
|