Data: 12/02/2016
O documento, que reúne as principais deliberações do 35º Congresso do Sindicato Nacional, foi divulgado nesta sexta-feira (12).
A luta contra a precarização do ensino e apropriação da educação pública pela iniciativa privada, representadas nas recentes medidas do governo federal, forma a pauta da maioria das ações apresentadas na Carta. A íntegra do documento pode ser conferida aqui.
Diante de um aprofundamento cada vez maior da privatização e da mercantilização do ensino, da pesquisa e da extensão, os participantes do 35º CONGRESSO deliberaram, como centralidade da luta, a “Defesa do caráter público, laico, democrático, gratuito e de qualidade da educação, da valorização do trabalho docente, dos serviços públicos e do direito dos trabalhadores, com intensificação do trabalho de base e fortalecimento da unidade classista com o movimento sindical, estudantil e popular, na construção do projeto da classe trabalhadora”.
Realizado entre 25 e 30 de janeiro em Curitiba, o 35º Congresso Nacional do ANDES-SN contou com a participação de docentes de 74 seções sindicais, com 356 delegados, 74 observadores e 33 diretores e 6 convidados de seções sindicais, cujas homologações foram aprovadas no Congresso.
Fonte: ADUA |