Atualizado às 12h22 do dia 19 de abril de 2024
Foi divulgado o calendário das reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do ANDES-SN para os meses de abril e maio deste ano. Todos os encontros serão realizados na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF).
Dando início aos trabalhos, aconteceu nos dias 6 e 7 de abril a primeira reunião de 2024 do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE). Entres os pontos da pauta esteve a análise crítica do documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) enviado ao Ministério da Educação (MEC).
As próximas reuniões acontecerão nos dias 13 e 14 de abril, com os encontros do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) e do Grupo de Trabalho de Carreiras (GTCarreira).
Já o Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS) se reunirá nos dias 27 e 28 de abril.
Para maio estão agendadas as reuniões do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCeT) no dia 4, com apresentação dos painéis “Os impactos do produtivismo acadêmico na parentalidade” e “Os Impactos da Inteligência Artificial na produção do conhecimento” na programação.
O GT Multicampia e Fronteira no dia 11 de maio fará sua primeira reunião após a deliberação da sua criação ocorrida durante o 42º Congresso do ANDES-SN, realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024, em Fortaleza (CE).
Já o Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) deverá realizar reunião nos dias 25 e 26 de maio, das 9h de sábado às 13h de domingo. Já o Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) deverá realizar reunião nos dias 25 e 26 de maio, das 9h de sábado às 13h de domingo. A programa do primeiro dia prevê: abertura (com informes da coordenação do GTSSA); informes das seções sindicais; exposição das deliberações sobre Políticas de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadorias (Congressos e Conads); apresentação do estudo do DIEESE; campanha pela não adesão ao Funpresp. Já no segundo dia da reunião as(os)participantes irão retomar a discussão dos resultados parciais da etapa 1 da enquete sobre trabalho e saúde docente; fazer os encaminhamentos da etapa nacional da enquete e os encaminhamentos gerais do encontro.
Formação política sindical
Os GTs são espaços não deliberativos de formação política sindical, cuja organização e funcionamento são de responsabilidade e autonomia das seções sindicais. "Cada GT se organiza a partir da coordenação de diretore(a)s nacionais, que se reúnem periodicamente com o Pleno (representantes dos GT das seções sindicais). Têm ainda como objetivo colaborar para a formação de GT locais nas seções sindicais que, a partir do acúmulo das bases, contribuem com as formulações nacionais", explica a Cartilha Conhecendo o ANDES-SN
Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN
|