Data: 27/01/2016
No terceiro dia de atividades do 35º Congresso Nacional do ANDES - Sindicato Nacional, 358 delegados (de 74 seções sindicais), nove deles representando a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat-Ssind), participaram do Grupo Misto III, com o tema “plano de lutas dos setores”, que teve o objetivo de destacar as prioridades e estratégias das reivindicações da categoria em 2016.
Os grupos mistos funcionam com a seguinte dinâmica: analisar os temas em profundidade com número reduzido de pessoas, tendo como base o caderno de textos que reúne contribuições elaboradas pela diretoria, mas também pela base, e depois voltar a debatê-los com toda a categoria em plenária.
Desde o início do Congresso, na segunda-feira (25/01), questões como “movimento docente, conjuntura e centralidade da luta” (tema I) e “políticas sociais e plano geral de luta” (tema II) vêm sendo debatidas, considerando as relações políticas nacionais e internacionais que atingem diretamente a vida dos trabalhadores brasileiros.
Sobre o tema I, em plenária realizada ainda na segunda-feira, os docentes de todo o país decidiram, após análise de conjuntura aprofundada, que a luta em 2016 deve ser centralizada pela defesa do caráter público, democrático, gratuito, laico e de qualidade da educação, da valorização do trabalho docente, dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores, com a intensificação do trabalho de base e fortalecimento da unidade classista com os movimentos sindical, estudantil e popular, na construção do projeto da classe trabalhadora.
O tema II, sobre políticas sociais e plano geral de luta, deve voltar a ser amplamente debatido na plenária prevista para a tarde desta quinta-feira (28), assim como o tema III, acerca do plano de lutas dos setores, será apreciado em plenária na sexta-feira (29). Ainda na sexta-feira e também no sábado (30), os docentes debaterão as questões organizativas e financeiras do ANDES-SN (tema IV).
A plenária de encerramento do evento será às 14h do sábado.
Além dos 538 delegados, participam do 35º Congresso Nacional do ANDES-SN, que esse ano tem o tema “Em defesa da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores”, 74 observadores, 6 convidados e 33 diretores do Sindicato Nacional.
Fonte: Adufmat-Ssind |