Frei Betto e Egydio Schwade participam nesta terça-feira (12 de março) da live “60 Anos do Golpe de 1964 - Nas cidades e nas florestas, lutas e resistências para que a história não se repita”. Com mediação de Gilberto Marques, a transmissão irá ocorrer a partir das 19h (horário de Brasília) no canal no YouTube da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). Para participar acesse https://www.youtube.com/watch?v=OusPfuv7efk
Frei Betto é frade, ligado à teologia da libertação, e foi preso e perseguido durante a Ditadura Empresarial-Militar. Egydio Schwade foi fundador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), foi perseguido pela Ditadura e tem sua vida dedicada à defesa dos povos originários. Gilberto Marques é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante da pesquisa Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (Caaf) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A live tem realização e apoio de Fórum Amazônia; SEP; Projeto Àwúre e Tutaméia.
Neste ano de 2024 se completa 60 anos do início da Ditadura Empresarial-Militar no Brasil. “Ao longo de 21 anos, o terror de Estado prendeu, torturou, assassinou, exilou, 'desapareceu' e baniu brasileiros e brasileiras que lutavam em defesa da democracia. Nenhum assassino, torturador e estuprador foi punido. A esdrúxula Lei da Anistia isentou os militares dos crimes cometidos", escreveu Frei Betto.
|