Atualizada às 14h40 de 13 de março de 2024
A ADUA convoca Assembleia Geral (AG) para sexta-feira (15 de março), às 9h, no auditório da Seção Sindical “Professor Osvaldo Coelho”, no campus da Ufam em Manaus. A pauta da AG compreende os seguintes pontos: 1) informes; 2) precarização do trabalho docente na Ufam; 3) indicações para o Grupo de Trabalho (GT) de Multicampia e Fronteira e 4) indicativo de greve do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A Diretoria orienta a realização de Assembleias Descentralizadas nos campi fora de sede (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins) até às 17h de quinta-feira (14 de março). O resultado das assembleias será avaliado pela reunião do Setor das Ifes no dia 22 de março, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
Os e as docentes do campi da Ufam fora de Manaus já agendaram as assembleias descentralizadas. No Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara, a reunião dos e das docentes será realizada no dia 13 (quarta), às 17h, na sala 202A. No Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam), em Humaitá, a reunião irá ocorrer no dia 14 (quinta-feira), às 15h15, no Auditório Castanheiras. No mesmo dia também ocorrem as assembleias do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins, às 9h30, no Laboratório de Pedagogia; do Instituto de Natureza e Cultura (INC/Ufam), em Benjamin Constant, às 16h, no auditório do segundo bloco; e no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, às 16h30.
O 42º Congresso do ANDES-SN, realizado de 26 de fevereiro a 1º de março, aprovou a construção da greve nas Ifes e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, com vistas à paralisação unificada do funcionalismo público federal. Para dar sequência à deliberação, o Sindicato Nacional orientou, por meio de circular, às seções sindicais a realizarem rodada de assembleias de base, entre 11 e 21 de março, e convocou uma reunião do Setor das Ifes para 22 de março, com o objetivo de avaliar os resultados.
Em relação ao GT de Multicampia e Fronteira, foi aprovado também no 42º Congresso do ANDES-SN uma série de encaminhamentos relativos ao trabalho docente em zona de fronteira e em territórios de difícil fixação, sendo um deles a criação desse grupo de trabalho com o objetivo de tratar de forma adequada temas como carreira, saúde, ensino, pesquisa, extensão, organização e mobilização sindical, entre outros temas envolvidos nas situações de multicampia e fronteira.
Fonte: ADUA
|