Data: 11/01/2016
Mais de um mês depois da suspensão do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que estava marcado para o dia 28 de novembro de 2015, a Polícia Federal (PF) divulgou apenas que “as investigações estão avançando”. A prova foi remarcada e será aplicada no próximo dia 28 de fevereiro.
O PSC foi cancelado um dia antes da realização do exame. Ao todo 66.896 estudantes estavam inscritos para as três etapas da prova na data. Destes, mais de 14 mil finalistas do Ensino Médio disputam uma das 2.735 vagas oferecidas pela Ufam.
A estudante Milena Gomes, 17, se preparou para a terceira etapa do PSC e disse que os estudantes foram prejudicados e exigem uma resposta sobre as investigações. “Nunca iria imaginar que uma fraude poderia acontecer com provas da Ufam. É preciso que se chegue a quem causou a fraude”, afirmou a jovem. Para o também estudante Iago Moreira, 17, a remarcação da prova para fevereiro aumentou a ansiedade dos inscritos. “A gente fica ansioso, porque é mais tempo pensando na nota que vamos tirar”, afirmou.
Na época da suspensão das provas, a Ufam informou que a medida foi tomada para “assegurar a lisura do concurso e a igualdade de condições para todos os candidatos”. A instituição divulgou, também, um comunicado informando que por ‘fortíssimos indícios’ de vazamento do conteúdo da prova, o certame estava suspenso.
Questionada pela reportagem, a assessoria da PF informou que a investigação está em andamento. Dia 30 de novembro, o superintendente da PF, Marcelo Rezende, apontou que não seria possível passar muitas informações sobre a investigação.
Fonte: Portal D24 AM
Foto Portal D24AM |