Data: 21/12/2015
Centrais sindicais e organizações populares no Paraguai convocaram uma greve geral de 48 horas, com início nesta segunda (21), contra o governo do presidente Horacio Cartes, que impõe retrocessos aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores sairão às ruas também contra repressão e perseguição deste governo aos movimentos sindicais e sociais que lutam contra as medidas de arrocho.
As entidades reivindicam liberdade sindical, respeito aos direitos humanos e são contra a criminalização das lutas sociais. Querem ainda um basta às demissões como represálias à luta sindical e exigem aumento salarial de 25% para todos os trabalhadores.
Os trabalhadores também exigem a redução de tarifa de transporte público, a suspensão da cobrança de pedágio no país, fim das privatizações e lutam em defesa da Segurança Social, com aposentadoria digna, e por saúde gratuita e de qualidade para toda a população. As demandas do campo também serão pautadas nesta greve, como o fim da utilização de pesticidas e a Reforma Agrária Integral.
Esta é a segunda greve geral realizada no país durante o governo de Horacio Cartes. A primeira se deu em março de 2014.
*Com edição do ANDES-SN e fotos do Facebook/CPD
Fonte: CSP-Conlutas |