Data: 17/12/15
Pesquisadores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas realizam, nesta sexta-feira (18), às 8h, manifestação em frente à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) contra a política de precarização da Ciência e Tecnologia promovida pelo governo do Estado.
Neste ano, pesquisadores vinculados ao órgão enfrentaram atrasos recorrentes no pagamento das bolsas fornecidas pela Fapeam. Bolsistas oriundos de outros Estados, por exemplo, têm sido prejudicados pelo adiamento no repasse das bolsas, o que acaba afetando também na qualidade da pesquisa.
Além disso, o ato visa chamar a atenção para a dissolução da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti), em março deste ano. O órgão foi integrado à Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).
No próximo dia 28 de dezembro, o grupo deve realizar reunião no hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), às 9h, para planejamento de ações contra o descaso do governo do Amazonas com a categoria dos pesquisadores.
Fonte: ADUA |