Fortaleza (CE) receberá no próximo mês o 42º Congresso do ANDES-SN. Com tema central “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”, o encontro será realizado de 26 de fevereiro a 1º de março, com organização do Sindicato Nacional e da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC).
Elaborado com objetivo de auxiliar nas reflexões e nos debates do evento, o Caderno de Textos do 42º Congresso do ANDES-SN apresenta a metodologia de trabalho, proposta do cronograma, da pauta e do regimento do encontro. Também foram disponibilizados 47 Textos de Apoio (TA) divididos nos temas: Conjuntura e movimento docente, Planos de lutas dos setores, Plano geral de lutas e Questões organizativas e financeiras.
O Caderno de Textos norteia as discussões em três espaços: grupos mistos, preparação e realização das plenárias. A tarefa maior dos e das participantes é definir os posicionamentos políticos estratégicos e a aprovação do Plano de Lutas anual do Sindicato. “Os Textos de Apoio cumprem uma função pedagógica e de registro histórico para o movimento; após cada TA, uma caixa de texto com as resoluções aprovadas no 41º Congresso e do 66º Conad complementa o resgate histórico; e os Textos de Resolução (TR) apresentam o que é novo, de fato, em termos de propostas”, afirma um trecho do Caderno.
Carreira docente, orçamento público, autonomia e democracia estão entre os temas abordados nos textos. “Os limites de um governo de coalisão nos colocam imensos desafios e nos impõem seguir mobilizados(as) em prol de nossos salários, condições de trabalho, nossa carreira, em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada nos interesses do povo trabalhador e, ainda, no sentido de contribuirmos como sindicato classista na reorganização das lutas da classe trabalhadora brasileira”, afirma trecho da apresentação do documento.
A delegação da ADUA para participar do Congresso foi definida em Assembleia Geral da categoria. Pela diretoria foi indicado como delegado o presidente da Seção Sindical, Francisco Jacob Paiva. Para delegadas(os) pela base foram eleitas(os) os(as) docentes Solano da Silva (INC), Raimundo Nonato (IFCHS), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Maria Audirene Cordeiro (ICSEZ), Ana Claudia Nogueira (IFCHS), Jocélia Barbosa (FACED) e Ana Cristina Belarmino (aposentada da FCA). Para observador foi escolhido o docente Patricio Ribeiro (ICSEZ), e como observadoras as docentes Anete Rubim (FCA), Rosária do Carmo (ICE) e Célia Virgínia (INC).
Clique aqui para acessar o Caderno de Textos do 42º
Fonte: ADUA
|