O Brasil comemora nesta quarta-feira (24 de janeiro) 101 anos da Previdência Social e o Dia Nacional das(os) Aposentadas(os). Em diversas localidades do país será realizado um Dia Nacional de Lutas com atos do funcionalismo público pelo fim da contribuição previdenciária de aposentadas(os); integralidade das aposentadorias; recomposição da remuneração das(os) servidoras(es) com equiparação salarial entre ativas(os), aposentada(os) e pensionistas; reversão e arquivamento da Contrarreforma da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição 32/20).
Com o discurso de que a Previdência Social brasileira é deficitária, sucessivos governos têm justificado a execução de contrarreformas que retiram cada vez mais os direitos das(os) trabalhadoras(es), como também das(os) aposentadas(os) e pensionistas.
Historicamente, o Sindicato Nacional lutou e luta pelos direitos das(os) trabalhadoras(es) e pela Previdência Social, reivindicando a revogação das contrarreformas previdenciárias, a equiparação salarial entre pessoas aposentadas e ativas, pelo fim da Funpresp e dos fundos de pensão nos estados e municípios.
Em documento sobre a data, o ANDES-SN enfatizou que é preciso lutar pelo fim da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp) e similares, e pelo fortalecimento da Previdência Social pública.
Data
Instituído pela Lei 6.926/81, o Dia Nacional das(os) Aposentadas(os) é uma homenagem a trabalhadoras(es) que dedicaram anos de suas vidas ao. Também faz alusão ao Decreto 4.682, de 24 de janeiro de 1923, criador da Previdência Social, que junto com a Saúde e a Assistência Social, faz parte da Seguridade Social, sistema de proteção social destinado a garantir às cidadãs(ãos) brasileiros os serviços dessas áreas.
Leia o Manifesto 101 anos da Previdência Social publicado pelo ANDES-SN aqui
Acesse os locais onde ocorrerá manifestações aqui
Fonte: com informações do ANDES-SN
|