Com perucas coloridas e narizes vermelhos, estudantes do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Ufam em Coari realizaram uma mobilização na manhã da sexta-feira (27) por melhores condições na estrutura do Instituto. Apesar da ironia nos cartazes, a mensagem repassada é séria: "temos dois campi, mas verba apenas para um".
Combinando o lúdico com importantes reivindicações, os e as estudantes denunciaram diversos problemas no ISB, o qual funciona em dois campi, com oferta dos cursos de Matemática e Física, Biotecnologia, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Química e Biologia.
As demandas são abrangentes e incluem a ativação do elevador e do gerador de luz para o Campus II; uso das salas de estudo e ambulatórios, que atualmente servem como depósitos; aquisição de materiais para laboratórios de saúde; aumento no número de vagas para o curso de Enfermagem e permanência do estágio em Manaus.
Cartazes e faixas denunciaram a falta de bebedouros, livros, acessibilidade, chuveiros e problema em lâmpadas da biblioteca. Além disso, os e as estudantes enfrentam problemas de ar-condicionado inoperante, acesso precário à internet e a falta de rota de ônibus.
"Nos estamos profundamente indignados com a crônica falta de recursos que ameaça a sobrevivência da universidade. A escassez de investimentos compromete a qualidade do ensino e prejudica o futuro acadêmico, nos sentimos frustrados e desamparados diante dessa situação alarmante. Temos dois campi, mas o orçamento que enviam é para arcar com o custo de apenas um, ou seja, vivemos um sufoco", afirma a discente e vice-presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Milena Souto.
No dia 12 de outubro, estudantes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), campus Parintins, também protestaram. A categoria mobilizou um ato público como resposta ao anúncio de corte de 50% nos auxílios acadêmicos e pela recomposição de verba para os auxílios moradia, acadêmico, creche e Residência Universitária (Runi). Leia a matéria completa aqui.
Fonte: ADUA
Fotos: Estudantes do ISB
|