Foi indicada a construção de uma nova Jornada de Mobilização nos dias 7 e 8 de novembro durante a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs), ocorrida no último sábado (7) e que contou com a participação do ANDES-SN. No encontro foi avaliada ainda a Semana de Mobilização (2 a 7 de outubro). As atividades têm sido realizadas pelas(os) SPFs em Campanha Salarial 2024 para pressionar o governo a negociar.
Na última reunião da Mesa de Negociação Temporária Específica da Educação Superior, no dia 3, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informaram que não havia novidade em relação à disponibilidade orçamentária para o funcionalismo público federal em 2024, e que permanece o montante anunciado de R$ 1,5 bilhão.
A Jornada tem como objetivo intensificar a mobilização pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, pela reestruturação das carreiras, pela equiparação de benefícios entre servidoras(es) dos três poderes, pela revogação de medidas que prejudicam a categoria e o conjunto da classe trabalhadora e pelo arquivamento da PEC 32/20 (Contrarreforma Administrativa).
Nas diversas falas feitas durante a Plenária se sobressaiu a necessidade de endurecer a luta, diante da falta de celeridade e seriedade por parte do governo na condução da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
Organizada por Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais, a Plenária serviu como espaço para avaliação das últimas mobilizações realizadas e a organização das próximas iniciativas de luta das categorias por melhores condições de trabalho e em defesa do Serviço Público.
A partir do debate e da avaliação do cenário político, a Plenária indicou a realização, no dia 7 do próximo mês, da Plenária Nacional Unificada das(os) SPFs presencial; e, no dia 8, as Caravanas à Brasília para Mobilização com o mote “Governo, queremos respostas as nossas reivindicações!" e a Paralisação das(os) SPFs.
É hora de construir assembleias de bases e organizar a agenda de luta unificada!
Fontes: com informações de Fonasefe, Sinasefe, Sindreceita e ANDES-SN
Foto: ANDES-SN
|