Data: 02/09/2015
A inclusão de ponto de pauta sobre o impasse do calendário acadêmico na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi o destaque da reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada nesta quarta-feira (02), na Faculdade de Direito (FD), quase dois meses após a instância máxima deliberativa da instituição ter sido silenciada por força judicial. O debate sobre o calendário ocorrerá às 14h, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do Campus Universitário.
A proposta, sugerida pelo presidente da ADUA, professor José Alcimar de Oliveira, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros, após exclusão de dois pontos da pauta da reunião. “Consideramos que o Consuni é a instância superior de diálogo desta instituição. Tendo em vista o impasse e a instabilidade gerada pelo anúncio do novo calendário acadêmico, proponho a inclusão deste ponto na pauta”, disse Alcimar, durante pronunciamento na reunião. “Seria uma grave omissão se este grupo se negasse a discutir o assunto”, complementou.
A discussão sobre o tema será aberta a coordenadores de curso e diretores de unidades acadêmicas, que poderão apresentar uma perspectiva a respeito da questão e propor soluções para a instabilidade caso o novo calendário inicie, como quer a Administração Superior.
Vários conselheiros ressaltaram que a sentença emitida pelo Tribunal Regional Federal (1ª Região) não impede o Consuni de debater sobre o calendário acadêmico, limitando-se a restringir sua atuação em caso de deliberação sobre o tema.
Fonte: ADUA |