ADUA, Sinasefe/AM, Sintesam e Sintraam convocam demais entidades representativas do funcionalismo federal no Amazonas para participar de Reunião Ampliada na próxima terça-feira (03), às 16h, no auditório “Professor Osvaldo Coelho” da ADUA, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus. Entre os temas a serem discutidos estão análise de conjuntura; a Campanha Salarial 2024 e a rearticulação do Fórum em Defesa dos Serviços Públicos do Amazonas. No dia 3 de outubro, o funcionalismo de todo país irá realizar mobilizações para marcar o Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos.
As entidades representativas do funcionalismo federal no AM decidiram pela realização da Reunião Ampliada em reunião conjunta ocorrida na tarde de terça-feira (26). “Avaliamos que não há mobilização suficiente para paralisar as atividades, mas que precisamos discutir questões como a reconstrução do fórum local dos servidores e a organização de ações para mobilizar as diversas categorias de SPFs no Amazonas, visando pressionar o governo e o Congresso Nacional para atender nossas reivindicações”, informou o presidente da ADUA, professor Jacob Paiva.
A pauta completa compreende os seguintes pontos: 1. Análise de Conjuntura; 2. Campanha Salarial 2024; 3. Rearticulação do Fórum em Defesa dos Serviços Públicos do Amazonas; 4. Encaminhamentos e 5. Cronograma de atividades.
Os encaminhamentos da Reunião Ampliada serão anunciados ao final do encontro em live transmitida pelo canal da ADUA no YouTube (www.youtube.com/@canaladua).
Semana de Mobilização
A realização do Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos (3 de outubro) foi um dos encaminhamentos da Plenária Nacional dos(as) SPFs ocorrida em 16 de setembro.
No encontro, o funcionalismo decidiu pela realização de uma Semana de Lutas (02 a 07 de outubro) da Campanha Salarial 2024 e contra a Contrarreforma Administrativa (PEC 32/2020). A intensificação da luta foi definida diante da falta de resultados concretos da MNNP.
Entre as atividades da Semana estão previstas ainda a transmissão de uma live, no dia 2, às 17h (horário de Brasília), sobre o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores(as). A transmissão será feita da sede do ANDES-SN, no DF.
Foi encaminhado também que as(os) SPFs realizem ações como vigílias no Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) para reivindicar a inclusão das SPFs no orçamento e negociação, e pressão junto às(aos) parlamentares.
Programação completa da Semana de Lutas:
02/10: Mobilização junto às(aos) parlamentares durante o dia, e live híbrida com transmissão a partir da sede do ANDES-SN, às 17h
03/10: Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos
04/10: Mobilização junto (às)aos parlamentares e vigília no MGI exigindo negociação efetiva
05/10: Vigília no MGI, ações junto (às)aos parlamentares e busca de realização de audiência pública contra a PEC 32/2020
07/10: Plenária presencial das(os) SPFs para a avaliar a semana de luta, definir novos passos e debater a possibilidade de greve do setor
Fonte: ADUA
|