A Campanha Salarial 2024 das(os) Servidores(as) Públicos Federais (SPFs) será a pauta única da próxima reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes). O encontro irá ocorrer no dia 1º de outubro (9h às 18h), na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). O Sindicato Nacional indica ainda a rodada de assembleias gerais nas seções sindicais no período de 19 e 29 de setembro.
Para subsidiar a rodada de assembleias, a Coordenação do Setor das Ifes e a Diretoria do ANDES-SN encaminhou uma avaliação da Campanha Salarial de 2024 e do funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
No documento, Sindicato afirma que “é preciso dizer que esse processo de negociação, embora inovador no serviço público brasileiro, tem sido limitado e até desrespeitoso para com os servidores públicos federais. Foi instalado, gerou expectativa, mas não avançou no atendimento das reivindicações”.
O Sindicato Nacional ressalta ainda que algumas das limitações do processo de negociação decorrem da conjuntura marcada pela disputa do fundo público por parte de setores burgueses (banqueiros, rentistas, agentes do agronegócio, industriais etc.) com grande representação nas estruturas de poder, seja na composição do governo, seja no âmbito do Congresso Nacional.
“A atual composição governamental, com presença cada vez mais frequente de agentes do chamado Centrão, favorece os setores da burguesia nesta disputa. Ademais, as amarras e estratégias da extrema direita neofascista que deu sustentação aos governos Temer e Bolsonaro continuam presentes na atualidade e perpassam o governo Lula”.
Leia a avaliação do ANDES-SN sobre a Campanha Salarial 2024 e o Funcionamento da MNNP aqui
Fonte: com informações do ANDES-SN
Leia também
Plenária do Funcionalismo indica Dia Nacional de Luta para 3 de outubro
|