Data: 18/08/2015
Os servidores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Manaus, vão entrar em greve, por dez dias, a partir desta terça-feira (18), segundo informou o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) no Amazonas. A decisão foi tomada no último dia 7 de agosto, em Assembleia Geral, e teve apenas um voto de abstenção.
Segundo o coordenador do Sinasefe-AM, João Damasceno Mustafa, a greve deverá atingir todas as 17 instituições federais existentes no estado. As atividades serão interrompidas, porém, será elaborado um calendário de atividades que incluem aulas, reuniões e atos públicos.
A categoria reivindica a campanha salarial do governo, que oferece reajuste aos servidores parcelado em quatro vezes. “Temos diversas pautas, como carreira única aos trabalhadores da educação federal, levando em conta que o serviço público está em greve; democratização das instituições federais de ensino; contra a precarização do ensino federal, cortes no orçamento, entre outros”, contou.
O objetivo é paralisar por 10 dias até que o Governo Federal atenda a categoria. Caso não sejam alcançadas as pautas, os servidores pretendem fazer outra assembleia, para decidir sobre a manutenção da greve
Na pauta de reivindicações nacionais, os servidores cobram reajuste linear no índice de 27,3%, estabelecimento da data-base em 1º de maio, isonomia de benefícios (auxílio alimentação, auxílio saúde, etc) com os outros poderes e com os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) e política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias.
Fonte: Portal D24AM |