Data: 18/08/2015
Nesta terça-feira (18), a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (Sesduf-RR), por meio do Comando Local de Greve (CLG), fez um ato público no entorno da Praça do Centro Cívico, pela manhã. O evento contou com a participação de representantes de outras categorias federais e estaduais. A manifestação marcou o Dia Nacional de Luta nos estados.
A programação teve início com uma caminhada em frente à Assembleia Legislativa (Ale-RR). Os professores em greve distribuiram panfletos, explicando os motivos da paralisação, as pautas de reivindicações, entre outros assuntos pertinentes à luta sindical.
De acordo com os professores integrantes do CLG, a greve local chega aos seus 50 dias e até o momento o governo não apresentou nenhuma ampla proposta quanto às pautas de reivindicações, apenas um eixo que é o reajuste salarial. “Nossas reivindicações vão mais além, pois as nossas demandas atingem também estudantes, como por exemplo, os cortes orçamentários realizados pelo governo”, disse um dos integrantes do Comando.
Outra docente, também integrante do Comando, disse que o governo federal tem mantido a proposta de 21,3% de reajuste, fracionado em quatro anos. “Os profissionais rejeitaram esta proposta, pois não repõe as perdas inflacionárias dos anos passados e também não cobre a inflação vigente”, informou.
Agenda
Nesta quarta-feira (19), a partir das 15h, acontece a Assembleia Geral dos Docentes, no Colégio de Aplicação. “As nossas assembleias são semanais, pois são momentos de avaliação e de novas deliberações”, destacou um dos integrantes do Comando.
No dia 20, novo calendário será montado pelo Comando Local, na sede do sindicato. A semana encerra com uma mesa de debate, cujo tema será focado nos motivos da paralisação da UFRR.
* Com edição da ADUA
Fonte: Roraima em Foco |