A ADUA realizará Assembleia Geral (AG) Híbrida no dia 25 de agosto (sexta-feira), às 15h, presencialmente no auditório “Professor Osvaldo Coelho”, na sede da Seção Sindical, no campus universitário, em Manaus, e de forma remota por videochamada. Os pontos de pauta serão: 1) Campanha Salarial 2024: análise da contraproposta do governo; 2) Indicativo de paralisação no dia 30 de agosto e 3) Participação no 42º Encontro da Regional Norte 1 do ANDES-SN.
A convocação da AG parte de indicação da última Reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Brasília (DF), na qual a ADUA foi representada pela 1ª secretária, professora Ana Cláudia Nogueira. Leia o relatório da reunião aqui.
No encontro foi reafirmada a continuidade da mobilização por direitos e pela recomposição salarial do funcionalismo público, com aprovação de um novo calendário de mobilização para pressionar o governo diante do descaso com relação à Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
“Projeta-se que no dia 24 de agosto o governo fará a reunião com a mesa de negociação nacional e apresentará sua proposta de índice de reajuste para 2024. Com isso, o ANDES-SN orienta que no dia 25 de agosto sejam realizadas assembleias gerais para avaliar a proposta do governo e a proposta de paralisação, com mobilização, a ser realizada no dia 30 de agosto”, informou Ana Cláudia Nogueira.
O presidente da ADUA, professor Jacob Paiva, explicou que para o dia 27 de agosto (domingo) foi convocado um novo encontro do Setor das Ifes com pauta única sobre a “Campanha Salarial 2024”. Neste sentido, "considerando o modo de funcionamento do ANDES-SN", o docente reitera que existe a necessidade dos posicionamentos das bases para que sejam considerados na reunião do Setor.
Calendário
Diante da manutenção da Campanha Salarial 2024, da campanha de revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e da luta pelo fim das intervenções nas universidades, institutos federais e Cefets, foi aprovado um novo calendário de atividades. Confira as atividades previstas:
24/08 – Encerramento do prazo para o governo responder ao ofício entregue pela bancada sindical no dia 18/08;
24/08 – Jornada Nacional contra a Violência Policial;
25/08 – Rodada de assembleias nas seções sindicais;
27/08 – Reunião do Setor das Ifes;
28/08 – Rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (a confirmar);
28 a 31/08 - Jornada de Lutas dos(as) SPFs
O ANDES-SN convocou a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) para a Semana em Defesa da Educação Pública e da Negociação Salarial, que ocorrerá de 28 de agosto a 01 de setembro, em Brasília. “Durante essa semana, teremos várias atividades planejadas para fortalecer nossa luta por uma educação pública de qualidade e por melhores condições salariais”, afirmou no documento o Sindicato Nacional. A convocação foi feita na Circular nº 274/2023, publicada no dia 21 de agosto. Confira a programação:
- Pressão no parlamento: visita aos gabinetes na Câmara dos Deputados;
- Construção de audiência com o Ministro da Educação;
- Realização de Plenária Nacional do Fonasefe e Fonacate e centrais sindicais;
- Ações locais nas unidades e nos campi das universidades, Institutos e Cefets;
- Reforço da luta contra qualquer política de Teto de Gastos Sociais, como a Emenda Constitucional (EC) 95 e o Arcabouço Fiscal.
30/08 – Indicativo de paralisação nas seções sindicais e ato público em Brasília
Regional Norte 1
Nos dias 29 e 30 de setembro, em Boa Vista (RR) será realizado o 42º Encontro das seções sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN, com tema “Amazônias: Territórios, Migrações e Luta Sindical”. As seções sindicais que integram a Regional Norte são: ADUA, Adunir, Adufac, Sesduf-RR, Sinduerr e Sind-UEA.
“Na última assembleia, realizada no dia 17 de agosto, nós indicamos que ADUA iria fazer uma contribuição com a Regional Norte 1 para oportunizar a participação de mais colegas no encontro em Boa Vista. Então, a gente também tem que apontar a indicação dos e das docentes para oportunizar uma maior participação da ADUA nessa atividade que integra também outras seções sindicais", afirmou o professor Jacob Paiva.
A programação do evento também contempla a realização de mesas temáticas com temas “Dinâmicas migratórias na Amazônia hoje” e “Do agro ao carbononegócio: O capitalismo de guerra nas Amazônias”.
Fonte: ADUA
Leia também:
“Amazônias: Territórios, Migrações e Luta Sindical” é tema de encontro da Regional Norte 1 em setembro
Campanha Salarial 2024: Docentes debatem em AG DA ADUA propostas de mobilizações para pressionar governo
|