Aproximadamente 50 dirigentes de dez entidades nacionais dos servidores públicos federais se reuniram nesta quarta-feira (26/1), na sede da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), em Brasília, para definir eixos e ações da campanha unificada da categoria em 2011.
Durante a atividade, as entidades firmaram uma pauta comum para as lutas dos servidores no próximo período, que inclui:
- Posição contrária a qualquer reforma que retire direitos dos servidores públicos;
- Institucionalização da negociação coletiva dos servidores públicos federais com direito irrestrito a greve;
- Retirada de Medidas Provisórias (MPs), Projetos de Lei (PLs) e decretos que atacam servidores e degradam o serviço público;
- Concretização de acordos firmados e não cumpridos;
- Paridade entre ativos e aposentados;
- Estabelecimento do dia 1º de maio como data-base dos servidores públicos federais; - Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações.
Agenda
No encontro, foi aprovada ainda a realização de um ato público em Brasília no dia 16/2, que marcará o lançamento da campanha 2011 e cobrará a reversão de medidas que atentam contra o serviço público e os servidores, como a MP 520. Nos dias 17 e 18/2, está prevista a realização, também na capital federal, de reuniões setoriais e de uma reunião ampliada dos servidores públicos.
Além disso, ficou definido o período entre 21 de fevereiro e 18 de março para a realização de atos referentes à campanha salarial nos estados. Novas atividades em Brasília foram sinalizadas para o período de 24 a 26 de março.
Embora a data do ato público coincida com a de realização do 30º Congresso do ANDES-SN, a entidade garantirá uma representação da direção na atividade.
Fonte: ANDES-SN
|