“Na Serra da Borborema, na cidade que reivindica e vive o Maior São João do Mundo, ao lado das águas do açude de Bodocongó, entre os dias 14 e 16 de julho de 2023, realizou-se na cidade de Campina Grande, na Paraíba, o 66º Conad do ANDES-SN com o tema 'Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares'". Assim inicia a Carta de Campina Grande, divulgada pela secretaria do Sindicato Nacional na quarta-feira (19). O documento sintetiza os debates e as resoluções dos três dias do encontro docente que reuniu 339 participantes, sendo 64 delegadas (os), 212 observadoras(es) de 68 seções sindicais e 10 convidadas(os).
Lida durante a plenária de Encerramento pela secretária-geral do ANDES-SN, Francieli Rebelatto, a Carta pontua que as deliberações do 66º Conad foram orientadas pela memória e sentido de luta.
Entre os discursos citados, estão o presidente empossado, Gustavo Seferian, que discursou conclamando a unidade de ação; e o da ex-presidente, Rivânia Moura, a qual teceu breve balanço da gestão 2020-2023, relembrando os desafios vivenciados diante da pandemia da covid-19 e da política genocida de Bolsonaro, enfatizando ainda o compromisso de “uma vida inteira de luta”.
Na Carta é resgatada ainda importante frase de Margarida Maria Alves, mulher camponesa e sindicalista, brutalmente assassinada por latifundiários paraibanos: “É melhor morrer na luta do que morrer de fome”, no sentido de reiterar a convocação para que todos e todas se mantenham mobilizados(as) em defesa da vida, da Educação Pública e Gratuita.
“Sejamos todas, todes e todos conscientes da nossa tarefa histórica de lapidar e seguir construindo nosso instrumento de luta para que ele esteja afinado com nossos anseios imediatos e históricos da nossa classe e que com isso tocar a melhor música no dia da nossa vitória”, concluiu Francieli, na leitura da Carta, disponível na íntegra aqui.
Assista ao vídeo de leitura da Carta aqui.
Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN
Foto: ANDDES-SN
Leia também:
Novo número da revista "Universidade e Sociedade" debate crise socioambiental
Docentes sindicalizados(as) à ADUA participaram do 66º Conad do ANDES-SN
|