A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) arrecada doações para a realização da 3ª edição da Marcha das Mulheres Indígenas, a ser realizada de 11 a 13 de setembro em Brasília (DF). Os interessados e as interessadas em fortalecer a luta podem realizar as doações por meio do link https://doa.re/beG7.
Com tema “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais”, a marcha prevê na programação rodas de conversa, palestras, cantos e danças ancestrais. “É com essa força, que contaremos com a presença de mulheres dos seis biomas brasileiros, com a força do Maracá, do chão da aldeia para o chão do mundo”, afirma a Anmiga.
A temática deste ano será o fio condutor de debates que pretendem reconectar a potencialidade das vozes ancestrais. Mais de 5 mil lideranças femininas são esperadas no evento, além de convidadas internacionais.
No manifesto “Reflorestarmentes de sonhos, afetos, soma, solidariedade, ancestralidade, coletividade e história”, o grupo celebra a presença política de mulheres indígenas nos poderes Executivo e no Legislativo e ressalta: “não é mais tolerável aceitar política públicas inadequadas aos povos indígenas." O documento pondera ainda que o caminho para superação de mais de 500 anos de apagamento não é simples, e depende de coletividade e de reconhecimento da diversidade.
Leia o manifesto na íntegra aqui
Fonte: com informações da Anmiga e Brasil de Fato
|