Após a primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) na terça-feira (11 de julho) entre os(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e o governo, o Fonasefe irá realizar uma live para divulgar os informes sobre as negociações. A transmissão será feita pelo canal no YouTube (www.instagram.com/fonasefe.oficial) e pela página no Facebook (www.facebook.com/fonasefe) da entidade.
Na MNNP, os(as) SPFs irão apresentar como reivindicações: recomposição das perdas salariais históricas; equiparação dos benefícios do funcionalismo do Executivo; abertura de negociações das mesas setoriais (reestruturação de carreiras) e revogaço das medidas que atacam o Serviço Público e os(as) SPFs.
A proposta da Campanha Salarial 2024 dos e das SPF inclui a recomposição salarial a partir de julho de 2010, data do último reajuste durante o segundo mandato do governo de Lula, e propõe a divisão dos(as) SPFs em dois blocos.
Em relação aos índices a serem apresentados, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) chegou a 53,05% para SPFs com dois reajustes após greve de 2015, parcelados em 2016 e 2017; e 39,82% para os(as) com quatro reajustes, com parcelas em 2016, 2017, 2018 e 2019. Os(As) docentes se enquadram neste segundo grupo.
Para o índice de 53,05%, a ideia é garantir 15,24%, em 2024; 19,85%, em 2025, e 19,85%, em 2026. Essa estratégia considera a deflação em junho de 2023 em 0,15%. Para a situação de 39,82%, a meta é obter 11,82%, em 2024; 16,29%, em 2025, e 16,29%, em 2026. Para efeito de cálculo se considerou a inflação de 2024 em 4% para ambos.
Cálculo
Para os(as) SPFs com dois reajustes depois da paralisação de 2015, o Fonasefe calculou 39,77% de reajuste acumulado (2013 até 2023) e perdas salariais de 53,05%. É o caso dos(as) técnico(a)-administrativos(as) da carreira do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Já para aqueles(as) com quatro reajustes, o Fórum chegou ao índice de 53% (2013 até 2023) e perdas salariais de 39,82%. É a situação de professores(as) da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
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