A luta conjunta pela carreira única da docência no âmbito federal foi tema de pauta de reunião entre ANDES-SN e Sinasefe, na tarde de quarta-feira (5), na sede do Sindicato Nacional. O tema será debatido nas Mesas Setoriais, desdobramento das negociações salariais com o governo e que tratarão de questões específicas de cada categoria. A primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente (MNNP) com os(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) está agendada para 11 de julho.
A expectativa do ANDES-SN é que as mesas setoriais sejam instaladas em breve e que seja possível avançar na discussão sobre unificação das carreiras do Magistério Federal e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
“Essa é uma pauta histórica do nosso sindicato – a carreira única do professor federal – que será discutida nos espaços do Sindicato, e em diálogo com o Sinasefe, para garantir os recursos necessários à reestruturação na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), se possível ainda neste ano”, informou a secretária-geral do ANDES-SN, Regina Ávila.
Na proposta apresenta pelo Sinasefe constam os principais pontos sobre a reestruturação das carreiras de técnico(a)-administrativos(as) e docentes da Educação Federal: três níveis de classificação (C, D e E); piso salarial (nível C) de três salários mínimos – valor atual: R$ 3.960,00; 13 padrões de vencimento, por nível de classificação; oito padrões de capacitação por nível de classificação; linearidade da tabela; ‘step’ constante e linear de 5%; e interstício de 12 meses para progressão por tempo de serviço.
Além do ANDES-SN, o Sinasefe se reuniu, no mesmo dia, com dirigentes da Fasubra para apresentar a proposta da entidade de reestruturação das carreiras dos(as) docentes e dos técnico(a)-administrativos(as). Nos encontros, o Sinasefe pontuou a importância de se chegar a uma proposta comum das três entidades sindicais antes de iniciar os debates com o governo nas Mesas Setoriais de reestruturação das carreiras dos(as) trabalhadores(as) da Educação Federal.
Fontes: com informações do ANDES-SN e Sinasefe
Campanha salarial: Fonasefe irá apresentar índices de reajuste no próximo dia 11
|