Data: 07/07/2015
O Comando Local Unificado de Greve (CLUG) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará nesta quarta-feira (08) um ato político com passeata e apitaço de docentes, técnico-administrativos e discentes. Com concentração no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte do Campus Universitário, a partir das 8h, a passeata seguirá até o prédio da reitoria.
O movimento vai requerer que a reitora Márcia Perales cumpra com o compromisso de acionar a Procuradoria Federal para interpor medida com o intuito de garantir que o Conselho Universitário (Consuni) possa se reunir e deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico da instituição.
Márcia assumiu o compromisso durante a reunião extraordinária do Consuni, na última sexta-feira (3). O pedido para acionar a procuradoria foi feito pelo conselheiro José Alcimar de Oliveira, presidente da Associação de Docentes da Ufam (Adua), com o objetivo de sustar a liminar imposta à administração da Universidade.
A liminar expedida pela 3ª Vara do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou que o Conselho se abstivesse de suspender o calendário acadêmico até o trâmite final da ação judicial interposta por dois professores e três entidades representativas de estudantes.
A reunião extraordinária do último dia 3 foi convocada pela reitora a pedido da Adua para deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico. A Adua se opõe a toda e qualquer injunção externa que vise restringir o pleno exercício da autonomia universitária, expressa no artigo 207 da Constituição Federal.
Fonte: ADUA |