Começou na quinta-feira (15 de junho), às 14h, a primeira sessão do projeto “Cinema em Debate na ADUA”. A atividade contou com a participação de discentes do curso de Direito da Ufam e foi mediada pela professora Dorinethe Bentes e pelo professor Thiago Galeão. A transmissão é aberta para o público e deve ocorrer mensalmente no auditório “Osvaldo Coelho”, na sede da ADUA. O filme exibido foi o drama francês A Acusação (2021), do diretor Yvan Attal, que também assina o roteiro.
O objetivo central do projeto é revitalizar as atividades culturais na ADUA e ser espaço para que docentes e discentes possam dialogar sobre temas abordados nas disciplinas ministradas.
Na recepção dos alunos e das alunas, o professor Thiago Galeão chamou atenção para o fato de que atualmente o docente ministra Direito Civil para os alunos e as alunas que participaram da exibição, que atualmente estão no segundo período, mas que no período anterior lecionou para a turma a disciplina “Teoria Política e Constitucional, e o que a temática do filme tem relação direta com o conteúdo visto nas aulas. “O filme vai tratar de uma acusação de estupro, mas para além dessa perspectiva jurídica é bom fazer um recorte para uma análise interdisciplinar pautada na discussão de gênero, conteúdo já trabalhado em sala de aula”, afirmou.
Na avaliação do organizador da atividade e atual 1º tesoureiro da ADUA, professor Antonio José Vale da Costa (Tomzé), houve boa participação dos e das discentes. “É interessante que o filme seja uma parte da dinâmica da sala de aula, e nós vamos continuar a estimular a continuidade da ideia”.
Sinopse
Em A Acusação (Les Choses Humaines), Jean é um jornalista famoso que será homenageado pelo governo francês. Sua esposa, Claire, uma ativista feminista. Juntos, eles têm Alexandre, um filho perfeito. Quando ele vai à Paris, conhece Mila, filha do novo parceiro de sua mãe, e decide convidá-la para uma festa. No dia seguinte, Alexandre descobre que Mila fez um boletim de ocorrência contra ele alegando que foi estuprada, destruindo a harmonia da família e promovendo uma briga judicial no tribunal. O elenco é formado por Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Pierre Arditi
Fonte: ADUA
Foto: Daisy Melo/ Ascom ADUA
|