Data: 26/06/2015
O Comando Local de Greve (CLG) dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou o calendário de atividades de Manaus e das unidades fora da sede. Panfletagens, atos públicos e atividades culturais integram a agenda da 3ª semana de movimento paredista. O cronograma inclui ainda ações conjuntas com o CLG dos técnico-administrativos da universidade. A greve teve início no dia 15 de junho e segue por tempo indeterminado.
Em Manaus, na segunda-feira (29), às 9h, haverá reunião setorial no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) realizará às 9h reunião do CLG, e às 14h visita as unidades acadêmicas.
Na terça-feira (30), haverá um ato público realizado pela ADUA e pelo Sintesam, no ‘Bosque da Resistência’, na entrada do Campus Universitário. O ato contará com professores, técnico-administrativos e estudantes que apoiam a greve. Ainda na terça-feira, na Faculdade de Educação (Faced), haverá reunião setorial às 9h.
Na quarta-feira (1º), haverá reunião do Comando Local de Greve. Os integrantes do movimento irão participar do evento “Tacacá na Bossa”, no Largo de são Sebastião, à noite, distribuindo panfletos e realizando mobilização junto ao público externo. O Sintesam realizará às 9h Assembleia Geral no hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).
Na quinta-feira (2), o CLG promove sessão de cinema, a partir das 15h, com alunos da Escola Estadual Professora Reinado Thompson. Na sexta-feira (3), haverá “Roda de Samba” na ADUA, a partir das 18h.
Fora da sede
Em Parintins, a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) realizará uma assembleia com os docentes às 9h na terça-feira (30), e, a partir das 18h, o Cine Greve, que exibe produções cinematográficas relacionadas ao movimento paredista. As informações são da professora do curso de Educação Física, Elizandra Garcia.
Ela disse ainda que na quarta-feira (1º), às 19h, haverá assembleia dos estudantes e deliberação para fechamento da pauta local de greve que, posterirormente, será enviada à reitoria.
Em Itacoatiara, o CLG promoverá reunião na terça-feira (30), às 9h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET). Às 10h30 haverá panfletagem na Avenida Parque (altura dos bancos do Brasil e Caixa). Na quarta-feira (1º), haverá atividades socioculturais (vídeos e café), no auditório e na área de convivência do ICET, às 9h.
O Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá, realizará Cine Cultural na terça-feira (30), às 9h, e exibirá Billy Elliot, que retrata a sobre a greve dos mineiros britânicos (1984-1985). Às 14h30, haverá reunião da Comissão de Infraestrutura Organizativa. Na quarta-feira (1º), será realizado debate sobre influência dos Organismos Internacionais nas Políticas Educacionais, a partir das 8h30.
Na quinta-feira (2) o CGL realizará Assembleia Geral do IEAA, às 9h, para informar, debater e deliberar sobre os próximos passos do movimento grevista da Ufam e da greve das federais pelo país. A partir das 14h30 será exibido o filme Pride, no Cine Cultural. Na sexta-feira (3), haverá atividade cultural a partir das 18h com música e sarau, bandas e artes.
A greve
A pauta de reivindicação de greve dos professores federais inclui a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira e a valorização salarial de ativos e aposentados. Além disso, os docentes, com apoio de técnico-administrativos também em greve e estudantes que lutam contra o corte de recursos da Educação.
Fonte: ADUA |