De 16 a 18 de junho será realizado o Seminário de Reorganização da Classe Trabalhadora, uma deliberação do 41º Congresso do ANDES-SN. O encontro irá ocorrer no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró (RN). A presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura, convocou a todos e todas a participarem do seminário. “Para ter também o ANDES-SN fortalecido como um sindicato autônomo, independente, classista e de luta.
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho por meio do formulário https://forms.gle/HAran9V4t5BnpdJd9
Rivânia Moura reafirma a importância e a urgência de pensar os organismos de classe - sindicatos, movimentos sociais e populares - e a forma como articular esses organismos de representação de classe numa perspectiva de unidade na luta. "Consideramos extremamente importante discutir a reorganização da classe trabalhadora no Brasil, em especial nesse momento, nessa conjuntura que tem se apresentado com enormes desafios para nossa classe. Nós derrotamos a extrema-direita e o fascismo nas urnas, mas precisamos, de modo muito urgente, intensificar a nossa organização política para enfrentar o fascismo e a extrema-direita nas ruas”.
Programação
As atividades serão inciciadas na sexta-feira (16), às 18h, com a mesa de abertura e a participação de representantes de entidades locais e nacionais, seguida da realização da mesa de debate com tema “Crise do capital e a reorganização da classe trabalhadora”.
No sábado (17), das 9h às 20h, haverá debate com os temas “Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho”; “O perfil da classe trabalhadora e os novos desafios” e o “Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas”. Em seguida haverá programação cultural.
No domingo (18), a partir das 9h, ocorrerá a plenária de encerramento com o tema “Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?”.
*Horários de Brasília.
Confira mais informações na Circular nº159/2023
|