Com tema "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais", inicia nesta segunda-feira (22) a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). A programação seguirá sexta-feira (26) com atividades por todo o país.
Lançamento de boletim, live e chamada para pesquisa sobre investimentos fazem parte da programação, que terá ainda reunião ampliada com debates sobre conjuntura e orçamento, além de informes e oficina.
Nos estados e municípios, a categoria tem se manifestado por melhores condições de trabalho, reajustes salariais, concursos públicos e defesa da autonomia universitária.
A 2ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro e integrante da coordenação nacional do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN, professora Rosineide Freitas, defende a importância da participação nas atividades da Semana de Lutas, que atende deliberação das instâncias do Sindicato Nacional e é continuidade de luta do Setor.
“É importante registrarmos que foram essas lutas que garantiram um processo de interiorização do ensino superior, de política de cotas e que garantiram a formação - dialogando com a política pública de educação de ensino superior pública- em todos os estados do Brasil”, disse.
Confira a programação:
22/05 – Lançamento do boletim especial Semana de Lutas "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais".
23/05 - Chamada para a pesquisa sobre investimento nas Iees/Imes
24/5 – Live às 18h nas redes socais do ANDES-SN (Facebook, Youtube e Twitter) sobre a "Atualização da luta das universidades Estaduais e Municipais”, com Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, e Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN e da coordenação do Setor das Iees/Imes
25/05 – Dia de Mobilizações locais com atividades e debates sobre Carreira, Salário e Orçamento
26 a 28/05 – Reunião ampliada do Setor das Iees/Imes em Feira de Santana (BA)
Fonte: com informações do ANDES-SN
|