Nos dias 10 e 11 de maio, os e as docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sindicalizados(as) à ADUA, irão às urnas para escolher mais integrantes para o Conselho de Representantes das Unidades (Crad) da ADUA para o biênio 2022-2024 e a nova Diretoria do ANDES-SN (gestão 2023-2025). Serão distribuídas 12 urnas entre os campi de Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Humaitá.
As urnas ficarão localizadas da seguinte forma: Urna 1 – (Medicina e Odontologia); Urna 2 (Enfermagem); Urna 3 (FCA, ICB, Fapsi, FEFF e FCF)*; Urna 4 (Faced e FES)*; Urna 5 (IFCHS, FIC, Flet e Faartes)*; Urna 6 (FD, ICE, FT e Icomp)*; Urna 7 (Icet); Urna 8 (ISB); Urna 9 (Icsez); Urna 10 (IEAA); Urna 11 (INC); e Urna 12 (sede da ADUA – para aposentados/as). Nas unidades com três turnos, as urnas ficarão disponíveis das 09h às 20h*, e nas demais das 09h às 17h.
Os(As) eleitores(as) receberão duas cédulas eleitorais: uma para a escolha da Diretoria do ANDES-SN e outra para o Crad, onde houver. A cédula para a Diretoria conterá as chapas registradas, com os seus nomes. Ao lado do nome de cada chapa haverá um retângulo em branco onde o eleitor assinalará a sua escolha. A cédula para o Crad trará os nomes dos(as) candidatos(as) inscritos(as) por unidade.
O presidente da Comissão Eleitoral Local (CEL), Jorge Barros, ressaltou que o Regimento Eleitoral prevê casos excepcionais de votos: em trânsito e em separado. “Podem votar em trânsito os professores e professoras que não são sindicalizados à ADUA, mas que são sindicalizados a outras seções sindicais do ANDES-SN. Já votar em separado serve aos sindicalizados da ADUA que não estão em seu local de trabalho”, explicou. Leia a Circular da Comissão Eleitoral Central (CEC) que explica a diferença aqui.
Podem votar os(as) docentes sindicalizados(as) à ADUA até o dia 09 de fevereiro de 2023 e que estiverem em dia com suas contribuições mensais até 11 de março do mesmo ano. Confira a lista dos(as) aptos a votarem nesta eleição aqui.
Chapas
As chapas concorrentes à Diretoria do Sindicato Nacional são: 1 - “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; 2 - “ANDES-SN Classista e de Luta”; e 3 - “Renova ANDES”. Além da Ufam, as votações irão ocorrer em todas as demais universidades brasileiras, institutos e Cefets vinculados ao Sindicato Nacional.
De continuidade à atual gestão, a Chapa 1 tem como candidato a presidente o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gustavo Seferian, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa da “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar” e os demais materiais podem ser acessados em www.chapa1andespelabase.com.
Oposição à direção, a Chapa 2 traz como candidato a presidente o professor da Universidade Federal do Amapá (UFAP), André Guimarães, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O programa da “ANDES-SN Classista e de Luta” e os demais materiais podem ser acessados em chapa2andessn.wixsite.com/classistaedeluta.
Também de oposição a gestão atual, a Chapa 3 apresenta como candidato a presidente o professor da Universidade de Brasília (UnB), Luis Antônio Pasquetti, professor da Universidade de Brasília (UnB). O programa da “Renova ANDES” e os demais materiais completos podem ser acessados em renovaandes.com.br.
Saiba mais sobre as chapas candidatas aqui.
Crad
Os(As) candidatos(as) a participarem das Eleições Complementares do Crad são: Dorinethe dos Santos Bentes Rolim e Caroline Barbosa Contente Nogueira, da Faculdades de Direito (FD); Keyla Emanuelle Ramos de Holanda, de Ciências Farmacêuticas (FCF); Paulo Berti de Azevedo Barros e Anderson Litaiff Feitosa da Costa, de Estudos Sociais (FES); de Psicologia (Fapsi) Iolete Ribeiro da Silva e Consuelena Lopes Leitão; e Roberta Paredes Valin, de Artes (Faartes).
Do campus da sede também irão participar do pleito os(as) docentes dos institutos de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Raimundo Nonato Pereira da Silva; de Ciências Biológicas (ICB), Ana Lucia Silva Gomes e Maria Ivone Lopes da Silva; de Ciências Exatas (ICE), Maria Rosária do Carmo; e da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Priscilla Mendes Cordeiro, Priscilla Dantas Almeida, Allyson Guimarães da Costa, Deyvylan Araújo Reis e Sheila Vitor da Silva.
Das unidades fora da sede se inscreveram cinco professores e professoras dos institutos de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins), Marcelo Rocha Radicchi; de Saúde e Biotecnologia (ISB/Coari), Suzana dos Santos Nunes; e de Ciência Engenharia e Tecnologia (Icet/Itacoatiara), Paulo Assunção Silva dos Anjos, Márcia Reis Pena, Wagner Gomes Rodrigues Júnior e Wanderson Gonçalves Trindade.
Primeira etapa
A Eleição Complementar foi convocada em razão do não preenchimento de todas as vagas disponíveis na primeira etapa, ocorrida em novembro de 2022.
O Crad, atualmente, é composto por: Gladson Rosas Hauradou, do ICSEZ /Parintins; Marcelo Dayron Rodrigues Soares e Douglas Ferreira de Paula, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/ Humaitá); Max de Souza Pinheiro e Solano da Silva Guerreiro, do Instituto de Natureza e Cultura (INC/ Benjamin Constant); Charles Maciel Falcão, do ISB/Coari.
Também integram o Crad Rosana Barbosa de Castro Lopes (FCA); Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho e Andreza Gomes Well (IFCHS); Ely Sena De Almeida (FT); Guilhermina de Melo Terra e Ivânia Maria Carneiro Vieira (FIC); Rita Floramar Fernandes dos Santos e Rosejane da Mota Farias (Faced); Robert Langlady Lira Rosas (Flet); Ida de Fátima de Castro Amorim (FEFF).
Compete ao Crad discutir sobre problemas de interesse dos sindicalizados e das sindicalizadas à ADUA, encaminhar sugestões aos outros órgãos diretivos da entidade e dar parecer sobre matérias que devem ser objeto de deliberação da Assembleia Geral, além de formular as políticas gerais e específicas da Seção Sindical, conforme o regimento da entidade.
Fonte: ADUA
|