Data: 02/06/2015
O ANDES-SN realizou, nos dias 29 e 30 de maio, o IV Seminário Estado e Educação, com o tema “a contrarreforma do Estado e os impactos na educação pública”, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Os dois dias de seminário juntaram quase 50 participantes de diversas seções sindicais, além de docentes e estudantes da própria universidade.
Antecedendo a abertura oficial do evento, na quinta-feira (28) foi realizada uma oficina sobre a análise de documentos como fonte de estudo de políticas públicas. Houve divisão de grupos para análise de documentos. Participaram da oficina as docentes Ângela Siqueira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Olinda Evangelista, da UFSC.
Após mesa de abertura no dia 29, houve a apresentação dos textos de contribuição ao seminário, presentes no Caderno de Textos do IV Seminário Estado e Educação. Em seguida, teve lugar uma mesa de debate com a participação de Ângela Siqueira, Olinda Evangelista e Roberto Leher, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os palestrantes debateram o papel do capital financeiro na educação, a implementação de políticas de mercantilização da educação por parte dos governos brasileiros desde o final da década de 80 e a forma como o processo de mercantilização pauta a formação de novos professores.
Tiago Leandro da Cruz Neto, 2º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN, esteve presente no seminário e o avaliou como positivo. “Foi um encontro salutar, que conseguiu debater diversos eixos de maneira aprofundada, de forma a gerar encaminhamentos que pautarão os Grupos de Trabalho de Políticas Educacionais (GTPE) do Sindicato Nacional e das seções sindicais, além de apontar indicações para debate nos futuros Conads e Congressos do ANDES-SN”, ressaltou o docente.
Imagem: ANDES/SN-UFSC
Fonte: ANDES-SN |