Data: 28/05/2015
No mesmo dia em que se inicia a greve dos docentes das Instituições Federais Ensino no Brasil, nesta quinta-feira (28), no Chile será realizada uma grande manifestação estudantil em defesa da educação pública e contra a repressão às manifestações, que recentemente deixou internado, com sérios riscos vitais, o estudante Rodrigo Avilés. A manifestação inicia às 20h, em Santiago, capital do país.
Os estudantes, organizados na Confederação de Estudantes do Chile (Confech), defendem uma reforma educacional que permita acesso gratuito e universal à educação pública, algo que não ocorre desde que Augusto Pinochet realizou um golpe militar em 1973 e mudanças na política educacional para favorecer os empresários.
Na pauta da manifestação ainda está a crítica à repressão policial aos movimentos sociais. No dia 21 de maio, durante outra mobilização, o estudante Rodrigo Avilés, da Universidade Católica, foi atingido por um jato de água da polícia, que o levou a tombar no chão, inconsciente. Rodrigo segue internado no hospital, em estado grave.
*Com informações de El Mostrador e imagem de YouTube
Fonte: ANDES-SN |