Data: 27/05/2015
Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ocupam a reitoria do prédio da administração central da universidade desde a tarde de quinta-feira (21). Eles reivindicam espaços de vivência nos campi da Ufes e o pagamento imediato das bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET). Os estudantes também querem discutir com o reitor o corte de verbas na Ufes, a segurança dentro do campus e a gestão da universidade.
Os cortes de verba promovidos pelo governo federal no Orçamento, em especial na Educação, estão sendo sentidos pelos docentes, estudantes e técnico-administrativos da Ufes. João Paulo dos Santos, estudante do curso de Ciências Sociais e integrante do Coletivo Negrada, contou, em matéria publicada pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes – Seção Sindical do ANDES-SN) que os estudantes estão há quase três meses sem receber as bolsas estudantis. “Não receber esse auxílio significa que não teremos condições de permanecer na Ufes com dignidade. É preciso que haja muita luta e disposição para que possamos reverter esse quadro. Por isso, estamos ocupando a reitoria”, disse.
O estopim para a ocupação foram as recentes agressões promovidas por parte dos seguranças patrimoniais da Ufes, que vem agindo com truculência dentro dos campi, segundo o relato de outro estudante que não quis se identificar.
Ocupação na UFJF
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes ocupam a reitoria desde a última segunda (18). Na pauta de reivindicações está o pagamento imediato das bolsas para todos os estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo per capita e a mudança na atual política de segurança da UFJF. Os estudantes denunciam que a guarda do campus reprime o Movimento Estudantil e os jovens moradores do entorno, que utilizam o espaço da universidade. Fazem parte da pauta também a abertura imediata da moradia estudantil, melhorias no Restaurante Universitário, a eleição democrática do reitor de Governador Valadares, entre outros. Junto com a ocupação, os estudantes estão ainda realizando panfletagens e roletaços no RU.
* Com informações da Adufes SSind e ApesJF SSind
Fonte: ANDES-SN |