Data: 25/05/2015
Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reuniram-se na manhã de sexta-feira (22) em assembleia extraordinária na Associação dos Docentes da Uern (Aduern – Seção Sindical do ANDES-SN) e deliberaram por deflagração de greve, por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (25).
Durante a assembleia, os docentes avaliaram a resposta do governo do estado em relação à pauta de reivindicações dos professores, na qual o executivo estadual informa que não concederá reajuste salarial à categoria, o que, segundo a Aduern SSind., quebra o acordo firmado ainda em 2014 e impede o realinhamento salarial de 57,53%, que permitiria a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria. Para os professores, a atitude desrespeita toda a comunidade acadêmica da Uern.
“A Assembleia referendou o desejo dos docentes em defender a universidade e suas condições de trabalho. Tentamos de todas as maneiras manter o caminho do diálogo, das negociações, mas o descumprimento ao acordo firmado no ano passado mostra a falta de respeito do poder público e da reitoria com a categoria dos docentes. Iremos para rua lutar. Tem sido assim em toda a história de Uern e desta vez não será diferente”, afirmou Valdomiro Morais, presidente da Aduern SSind.
A reunião também aprovou a adesão à paralisação nacional no dia 29 de maio, como parte das atividades da Semana Nacional de Mobilização das Instituições Estaduais de Ensino Superior e Instituições Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), que acontece de segunda (25) a sexta (29) da próxima semana.
Técnicos
Os técnico-administrativos da Uern também se reuniram em assembleia na manhã desta sexta (22) e definiram pela paralisação de todas as atividades a partir desta data.
Fonte: ANDES-SN |