O Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES) terá uma Semana de Lutas de 22 a 28 de maio com tema central “Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais”.
As IEES/IMES vêm enfrentando uma série de desafios como a falta de recursos, as dificuldades financeiras, a precarização das condições de trabalho, além da perda salarial decorrente da inflação. Essa situação tem prejudicado o desenvolvimento das atividades acadêmicas, afetando não apenas docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s, mas também o(a)s estudantes e a população.
Diante desta conjuntura, se faz necessário a mobilização e pressão para a tomada de medidas necessárias. O objetivo da Semana é, portanto, discutir o tema para organizar a luta pela recomposição salarial e orçamentos adequados nas universidades estaduais e municipais.
De 26 a 28 de maio serão realizadas atividades como o lançamento do Boletim da Semana de Lutas, podcast, live com representação por Estado, e atividades e nas Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior de todo o país.
Reunião ampliada
Encerrando a Semana de Lutas, será realizada a Reunião Ampliada do Setor das IEES/IMES em Feira de Santana (BA). O encontro tem início no dia 26 de maio, às 18h (horário de Brasília), e contará com uma mesa de debates sobre análise de conjuntura. No dia seguinte (27), às 9h, serão dados os informes qualificados das seções sindicais participantes.
No período da tarde, a programação inclui um painel para atualização da pesquisa sobre orçamento das IEES-IMES e uma oficina para instrumentalizar as seções sindicais a utilizarem a metodologia da pesquisa sobre o orçamento. No dia 28, das 09h às 12h, serão feitos os encaminhamentos.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|