Com tema "Ditadura: reparação, memória e justiça", o Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD), o Centro de Documentação (Cedoc) e a Comissão da Verdade do ANDES-SN realizam, nos dias 31 de março e 1º de abril, o Seminário Nacional sobre a História do Movimento Docente. O encontro ocorrerá na cidade de Campinas (SP), no auditório da Associação dos Docentes na Universidade Estadual de Campinas (Adunicamp), localizado no campus da universidade paulista, e cumpre as deliberações do 41º Congresso do Sindicato Nacional.
Entre as atividades, será realizada a 1ª Reunião conjunta do Pleno do GTHMD, do CEDOC e da Comissão da Verdade de 2023.
O 3º secretário do Sindicato Nacional, Luiz Henrique Blume, diretor responsável pelo Cedoc, destacou a importância da roda de conversa que irá orientar as seções sindicais sobre o registro de suas histórias. “Já temos várias seções sindicais que têm mais de 40 anos e é preciso que elas organizem essa memória, os arquivos das seções, que tragam entrevistas e depoimentos dos que construíram as seções e suas lutas e, portanto, o ANDES-SN. Também é preciso que as seções sindicais enviem representantes para retomarmos as comissões da verdade nas universidades", afirmou.
O diretor Sindicato Nacional afirmou ainda que o governo Bolsonaro retrocedeu diversos encaminhamentos feitos pela Comissão Nacional da Verdade. “Um governo autoritário, que fez elogios à ditadura militar-empresarial e desorganizou a Comissão de Anistia. Então, temos várias questões que precisam ser retomadas, para avançar no que atinge diretamente as universidades, por exemplo, as eleições dos reitores. Nós continuamos a ter uma lista tríplice - que é uma herança da ditadura militar-empresarial”, explicou Blume.
Veja a programação completa:
31.03. (Sexta-feira)
18:15 - Mesa de abertura com o ANDES-SN, a Adunicamp e entidades convidadas.
18:30 - 22:00 - Mesa - Ditadura: reparação, memória e justiça. Com participaçãode : Milton Pinheiro (Professor da UNEB, Historiador e 1º Vice-Presidente do ANDES-SN); Ana Maria Estevão (Professora da Unesp/Unifesp e ex-presa política) e Sebastião Neto (Coordenador do IIEP Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas e do GT dos trabalhadores na Comissão Nacional da Verdade).
01.04. (Sábado) –
09:00 - 12:00 – Apresentação do Programa de História Oral do Andes e da Cartilha de boas práticas arquivísticas do ANDES-SN;
12:00 - 14:00 - almoço
14:00 - 18:00: Plenária de encaminhamentos do GTHMD e Comissão da Verdade
19:00 – Cineclube especial
Fontes: com informações do ANDES-SN
|